Abertura da Correição Geral ordinária na Comarca de Peixe-TO

Nesta terça-feira (23/4), às 10h, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador João Rigo Guimarães, fez a abertura oficial da correição geral ordinária na Comarca de Peixe-TO. Estiveram presentes na solenidade, o Juiz Auxiliar da Presidência, Océlio Nobre da Silva, a Juíza Diretora do Foro de Peixe-TO, Ana Paula Araújo Aires Toribio, o Procurador Municipal, Domingos Pereira Maia, o Promotor de Justiça, Mateus Ribeiro dos Reis, a advogada Maria Pereira dos Santos Leone, representante da OAB/TO na Comarca de Peixe-TO, servidores da Comarca e integrantes da equipe de correição da CGJUS/TO.

Durante o ato solene de abertura da correição, o Corregedor-Geral ressaltou que “a Corregedoria não deve ser vista como um órgão punitivo, pois seu papel é essencialmente orientativo. Seu objetivo é colher dados; ouvir magistrados, servidores e jurisdicionados a fim de juntar todas essas informações e melhorar a prestação jurisdicional. Pois essa é a função da Corregedoria: trabalhar em parceria com magistrados e servidores para que o jurisdicionado seja beneficiado”.

O Corregedor-Geral da Justiça também destacou que a atividade é rotineira e que, além de verificar eventuais problemas e dificuldades, a correição também tem como objetivo reconhecer as boas práticas desempenhadas, tendo em vista que seu objetivo principal é que cada vez mais a correição seja uma atividade orientativa e preventiva, e não punitiva.

O Promotor de Justiça, Mateus Ribeiro dos Reis, pontuou que "uma vez mais a Comarca de Peixe é prestigiada com a vinda da Corregedoria do Tribunal de Justiça. Importante a postura do Corregedor João Rigo em fazer questão de ouvir a comunidade e todos que têm contato direto com Poder Judiciário, o que certamente facilitará diagnósticos a críticas construtivas".

A correição ordinária na Comarca de Peixe-TO seguirá até o dia 26/04/2019.

Texto/Fotos: Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins