Corregedoria Geral do Tocantins retoma calendário de Correições previstas para segundo semestre de 2019

As Comarcas de Alvorada e Araguaçu, ambas na região Sul do Estado, estão recebendo nesta semana (12 a 16/8) a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJUS/TO) para a retomada dos trabalhos correcionais do segundo semestre de 2019. Estas são a 11ª e 12ª comarcas a passarem pelo processo de correição e orientação em 2019.

A abertura oficial dos trabalhos de correição em Alvorada ocorreu na terça-feira (13/08), cuja mesa de solenidade foi composta, além do Corregedor-Geral, Desembargador João Rigo Guimarães, pelos Juízes Auxiliares da Corregedoria, Adonias Barbosa da Silva e Márcio Barcelos da Costa; o Juiz Diretor do Foro de Alvorada-TO, Fabiano Gonçalves Marques; o Prefeito Municipal de Alvorada, Paulo Antônio de Lima Segundo; o Presidente da Câmara Municipal de Alvorada, Claudinei Augusto Donizete; o representante da OAB/TO, Juarez Miranda Pimentel, o Comandante do BPM/TO de Alvorada, Delmar Bezerra Silva, e a Delegada da Polícia Civil de Alvorada-TO, Rosalina Maria de Almeida.

Por sua vez, a solenidade de abertura da correição em Araguaçu ocorreu na quartafeira (14/08) e contou com a presença do Corregedor-Geral de Justiça e dos Juízes Auxiliares da Corregedoria; do Juiz Diretor do Foro de Araguaçu-TO, Nelson Rodrigues da Silva; o Prefeito Municipal de Araguaçu, Joaquim Pereira Nunes; o Prefeito de Sandolândia, Adilson Pereira Lima; o representante da OAB/TO, Paulo Caetano de Lima;o e o Chefe da Cadeia Pública de Araguaçu-TO, Dionisio da Mata Barros Pinto.

Dividida em etapas, a correição judicial já havia sido realizada entre os dias 05 a 09/08 na modalidade virtual, com análise remota dos processos pelo sistema e-Proc/TJTO. Nesta semana, os trabalhos correcionais estão sendo efetuados pela equipe da CGJUS/TO na modalidade presencial, a realizar-se nas dependências do Fórum local e nos estabelecimentos prisionais pertencentes à circunscrição da comarca, bem como nas unidades extrajudiciais da comarca e seus distritos.

Além de Alvorada e Araguaçu, já passaram pela correição este ano as comarcas de Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá, Peixe, Araguaína, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Filadélfia, Goaitins e Xambioá. Estão previstas para o segundo semestre, conforme o calendário publicado por meio da Portaria nº 303/2019, atividades correcionais nas Comarcas de Tocantinópolis, Almas, Dianópolis, Ananás, Wanderlândia, Aurora, Taguatinga, Miranorte, Miracema, Araguatins e Augustinópolis.

Texto/Fotos: Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins