Com foco nos Direitos Humanos e aberto à sociedade em geral, TJTO realiza o II Seminário da Cidadania nesta sexta-feira (06/11), virtualmente

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará, nesta sexta-feira (06/11), o II Seminário da Cidadania, que pretende, por meio de palestras e debates, compartilhar com magistrados e servidores e a sociedade em geral as ações integradoras que o Judiciário vem desenvolvendo em prol da comunidade. O seminário será realizado por meio da Escolar Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), de forma virtual, das 8h30 às 18 horas. 

O evento, além de partilhar as ações desenvolvidas pelo Judiciário, propõe também levar aos participantes reflexões sobre os processos formativos e de desenvolvimento da cidadania, centrados nos direitos humanos, cujo intuito é engajar os órgãos e agentes de todo o Sistema de Justiça e as pessoas da sociedade civil em uma ação profissional consciente por meio das relações educativas.

Programação

Na abertura do evento, o Juiz Gilson Coelho e o Juiz Wellington Magalhães darão relatos de magistrados que vieram de origens desafiadoras e conseguiram realizar o sonho de estudarem, na palestra “Origens Difíceis com Destinos Brilhantes: educação e cidadania”.

Logo em seguida, a Doutora Zita Ana Lago Rodrigues, Doutora e Mestre em Educação – PhD- WU– USA/UFRJ-BR, debaterá “Ética, a Educação para a Cidadania, a Sociabilidade e os Direitos Humanos Fundamentais”, em conjunto com o Desembargador Eurípedes Lamounier.

Com um olhar ampliado sobre violência, agressão à mulher e promoção de possibilidades para o agressor, o seminário conta com a participação da Promotora de Justiça especialista em Direitos das Mulheres e criadora do Justiça de Saia, Gabriela Manssur e da Desembargadora Ângela Prudente.

Já o Desembargador Jose Renato Nalini, ministrará ao lado do Juiz Cledson José Dias Nunes, uma palestra a respeito de “Cidadania, Educação e Justiça: um encontro que transforma vidas”.

E no encerramento, para discutir Justiça Restaurativa e o cuidado com as relações humanas, o Juiz membro do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marcelo Nalesso Salmaso, apresentará “uma Justiça Possível”, ao lado da debatedora Juíza Julianne Freire.

Confira a programação completa aqui.

Texto: Júlia Fernandes (colaborou Rosimeire Alves Sousa)

Comunicação TJTO