Servidores da CGJUS/TO participam de Treinamento prático sobre o Sistema Pjecor

Entender o papel dos usuários e o fluxo processual; protocolar processo; criar etiquetas; fazer minuta de despacho; criar modelo de documento; foram algumas das ações repassadas para os servidores da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS/TO) durante o treinamento prático do PJeCor, o sistema informatizado único para todas as corregedorias.

O treinamento prático foi ministrado pelo Juiz Corregedor Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Norte (CGJ/RN), Dr. Diego de Almeida Cabral, na manhã do dia 1/12, por meio da plataforma de videoconferência Cisco Webex. O magistrado possui ampla expertise na utilização do sistema, em decorrência do pioneirismo do TJRN na implantação da ferramenta correicional digital, em projeto piloto da Corregedoria Nacional de Justiça, além disso, no mês anterior, já tinha disponibilizado uma capacitação à distância para todos os servidores lotados na CGJUS/TJTO.

O Juiz Auxiliar da CGJUS/TO, Clédson José Dias Nunes, participou do evento e destacou a cooperação e a generosidade do magistrado da CGJ/RN, Diego de Almeida, em mais uma vez, agraciar os servidores com um treinamento prático no intuito de sanar as dúvidas encontradas na utilização do sistema. "Aproveito a oportunidade para registrar, mais uma vez, meus elogios ao Juiz Auxiliar, Dr. Diego Cabral. Tenho certeza de que a partir de agora teremos mais facilidade para utilizar o programa", afirmou o magistrado.

A Chefe de Gabinete da CGJUS/TO, Kênia Cristina de Oliveira, expressou seus agradecimentos ao Desembargador Amaury Moura Sobrinho, Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, por mais uma vez autorizar a colaboração do Juiz Auxiliar da CGJ/RN junto à Corregedoria-Geral do Tocantins, que cedeu um pouco do seu tempo para ministrar o treinamento e parabenizou-o pela brilhante exposição. “Da forma que o Dr. Diego Cabral explica as funcionalidades do PjeCor faz com que todos os que participaram desse treinamento se sintam capacitados para utilizá-lo sem maiores dificuldades”, afirmou a Chefe de Gabinete.

Por parte da CGJUS/TO, também participaram do treinamento os servidores da Assessoria Judicial e Extrajudicial, da Seção de Protocolo e da Divisão de Normas e Procedimentos da Corregedoria.

O treinamento também contou com a participação dos assessores do gabinete da Desa. Etelvina Sampaio, Corregedora eleita para assumir o próximo biênio na CGJUS/TO.

PJECOR

O PJeCor nasceu a partir de uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que as demandas das corregedorias como pedidos de providências, atos normativos, representações por excesso de prazo e procedimentos de natureza disciplinar tramitem em meio eletrônico, cujo objetivo principal é a unificação e padronização na tramitação de processos administrativos, garantindo maior eficiência, transparência e economia aos Tribunais de Justiça.

A implantação do sistema PJeCor encontra previsão no Provimento n° 08/2020/CGJUS/TO, que determinou a implantação do sistema no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, para a produção, registro, tramitação, consulta e recebimento de procedimentos administrativos, atendendo, assim, determinação do CNJ contida na Resolução CNJ nº 320, de 18 de maio de 2020 e no Provimento CNJ nº 102, de 08 de junho de 2020.

Texto/Foto: CGJUS-TO