
A 26ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional (CACB) está sendo realizada em Goiânia/GO, pela primeira vez, entre os dias 4 e 6 de junho, reunindo representantes do Poder Judiciário de todo o país para debater diretrizes, desafios e avanços nos processos de adoção internacional. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participa do encontro por meio do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Dr. Manuel de Faria Reis Neto e da secretária da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Ana Mara Mourão.
Sediado no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o evento é organizado pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CEJAI/CGJGO), sob coordenação da Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF).
O objetivo principal do encontro é promover o intercâmbio entre as equipes técnicas e autoridades das Cejas e Cejais do Brasil, com vistas a uniformizar procedimentos, alinhar estratégias e garantir o cumprimento da Convenção da Haia sobre Adoção Internacional, da qual o Brasil é signatário.
“É sempre importante reforçar o valor desses eventos, não apenas pelos encaminhamentos formais, mas pela riqueza das trocas de experiências e das boas práticas compartilhadas entre os participantes”, ressalta Ana Mara Mourão, secretária da CEJA do Tocantins.