O Poder Judiciário do Tocantins participa pela primeira vez da maior feira agrotecnológica da região norte do Brasil, a Agrotins. Representando a Justiça o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), unidade da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) conta com um estande na 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que segue funcionando das 9h às 19h até o próximo sábado, dia 14 de maio. No local, servidores que atuam diretamente na regularização fundiária estão prestando informações sobre o trabalho a representantes municipais, produtores rurais e demais interessados.
Nesta quarta-feira (11/5) a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, visitou a Agrotins e o estande do Judiciário. “Vemos com grande alegria a presença do Nupref na Agrotins, a feira recebe todos os anos milhares de pessoas e levar informações a esse público sobre a regularização fundiária é muito importante. Convido a todos os visitantes, em especial os representantes municipais que participam do evento para passarem pelo estande do Poder Judiciário, conhecer melhor o trabalho do Nupref e tirarem suas dúvidas.”
Também já visitaram o estande do Nupref os prefeitos Alberto Moreira, de São Miguel do Tocantins e Thiago Soares Carlos de Lagoa da Confusão, acompanhados de suas equipes. Os dois municípios já assinaram o Termo de Cooperação Técnica com o Judiciário e estão em andamento com o trabalho de regularização fundiária.
Visita à Feira
A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Etelvina Felipe, ainda percorreu alguns estandes da Agrotins, a exemplo do local montado pela Secretaria da Cidadania e Justiça para mostrar o resultado de atividades desenvolvidas por reeducandos das unidades penais do estado. Blocos, revestimentos e vasos de concretos fabricados dentro das unidades estão expostos ao público. A equipe da Seciju ainda apresentou equipamentos como tornozeleira eletrônica e drones usados para o monitoramento.
Nupref
O Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) foi criado pela Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins com a missão de impulsionar a regularização fundiária rural e urbana em todo o Estado. Com o papel de orientar, colaborar e intermediar, o Poder Judiciário realiza um trabalho de humanização, com foco na sociedade tocantinense, na dignidade da pessoa humana e na cidadania.
Agrotins
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições governamentais, de pesquisas e educacionais, dentre outras.
Kézia Reis – ASCOM CGJUS
Com a participação de Tabita Alves – estagiária