Registre-se: Judiciário se prepara para a 2ª Edição da Semana Nacional do Registro Civil

Lucas Nascimento

A Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) reuniu os parceiros da 2ª edição da Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se, nesta sexta-feira (19/04), para uma última reunião de alinhamento. No Tocantins, o mutirão nacional estará concentrado em Palmas, de 13 a 17 de maio. 

Estão mobilizados nesta ação da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) as corregedorias de justiça de todos os estados brasileiros. Aqui no Tocantins, a CGJUS conta com apoio do Tribunal de Justiça do Tocantins, Prefeitura Municipal, governo do Estado, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública Estadual, OAB Tocantins, Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), delegatários do cartórios de Registros Civil de Pessoas Naturais de Palmas e Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas. 

Durante a reunião, o coordenador da Semana Nacional do Registro Civil no Tocantins, juiz auxiliar da CGJUS, Esmar Custódio Vêncio Filho, falou da organização e de algumas novidades para a segunda edição. “Está tudo bem alinhado com os parceiros; neste ano, teremos acesso à Central de Informações do registro Civil (CRC) 13 dias antes do evento, o que vai facilitar a emissão de documentos, especialmente para aqueles que já possuem o registro, fizemos a mudança de dois locais do ano passado devido à baixa demanda e reforçamos outras localidades com maior procura. A Secretaria de Segurança Pública vai instalar um ponto de expedição de RG, ampliando o acesso aos serviços para a população que mais precisa”, destacou.

O magistrado enfatizou ainda a importância da colaboração dos parceiros para a realização do mutirão. "Todos os parceiros têm se envolvido intensamente, o que é crucial para garantir o sucesso do programa, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento à população durante a semana. Conforme destacou a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos, todos os locais estão sendo preparados para receber a população. “O Registre-se vem ao encontro do que a gente já trabalha e estamos mobilizando a nossa equipe, reformando, organizando os CRAS para receber todos e prestar o melhor serviço para a sociedade palmense, principalmente para aquelas pessoas mais vulneráveis e que realmente necessitam”, afirmou. 

Semana

De 13 a 17 de maio será ofertada gratuitamente, durante a Semana, a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; além da revisão de dados do registro civil. O objetivo é atender a população que vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Locais

Os serviços serão prestados em cinco localidades: CRAS Kanela (407 Norte), CRAS Krahô (1.304 Sul), CRAS Karajá I (Aureny III),  CRAS Xerente (Taquari) e CRAS Javaé (Morada do Sol). 

 

 




 


Modificado em:

Acessos:

209