Seminário sobre o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil para titulares e colaboradores de cartórios inicia nesta terça-feira, 3/8

Começa nesta terça-feira (3/8) o Seminário sobre o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), promovido pelo INSS para titulares e funcionários dos Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais de todo o Brasil. O evento será realizado ao vivo por meio de transmissão pela plataforma Microsoft Teams nos dias 3 e 4 de agosto das 14h às 18h. Devido a capacidade da plataforma, a participação será limitada a um participante por cartório. O objetivo do evento é de orientação e esclarecimentos acerca das funcionalidades do Sirc ao público do cartório.

Na programação estão previstas as palestras “O Sirc, o Comitê Gestor e a Lei Geral de Proteção de Dados”; “Acessos, formas de envio e funcionalidades do Sirc”; “Pendências e Irregularidades” e “Suporte e orientações”.

Sobre o Sirc

O Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – Sirc, moderniza a captação e o tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos.Com o Sirc, essas atividades passam a ser realizadas com o apoio de uma plataforma digital, em um fluxo que conecta os cartórios aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.

Além de contribuir para a erradicação do sub-registro no país, ampliando o exercício pleno da cidadania, o Sirc busca promover melhorias na prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso a direitos e benefícios sociais.

Com a gestão integrada e com segurança da base formada pelas informações enviadas por cartórios, será possível qualificar outras bases de dados governamentais, subsidiar políticas públicas e ajudar a coibir fraudes na concessão de benefícios e crimes como falsificação e tráfico de pessoas.

Por meio do Sirc, os dados de registro civil passam a estar protegidos e recuperáveis em meio digital.

Clique aqui para acessar o convite do evento.

Com informações www.sirc.gov.br