Coordenador do Nupref participa de entrega de títulos de terras à comunidade quilombola Barra do Aroeira

O coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) Océlio Nobre, representou o Judiciário na solenidade de entrega de títulos definitivos de terras na comunidade quilombola Barra do Aroeira, distrito do município de Santa Tereza, realizada nesta sexta-feira (3/9).

Foram entregues títulos definitivos numa área de mil hectares, beneficiando aproximadamente 120 famílias e cerca de 1,2 mil pessoas que vivem no local, região do Jalapão. A espera pela titulação definitiva é centenária.

A história da localidade é lembrada pela luta de um soldado (o patriarca da região) que teria lutado na Guerra do Paraguai (1864-1870) e recebido do então Imperador do Brasil Dom Pedro II uma vasta extensão de terras com então 62 mil hectares, à época. Os mil hectares entregues nesta sexta-feira pelo Governo do Estado é parte do que restou da área. O Estado também realizou ações sociais durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades.

Texto: Ramiro Bavier

Comunicação TJTO