II Webinário sobre adoção acontece nesta terça-feira, inscrições estão abertas e toda a sociedade é convidada a  participar

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção - CEJA, realiza nesta terça-feira (28/06), das 15h as 17h, o II Webinário Adoção: Amor sem idade - Adoções Necessárias. O evento ocorrerá de forma virtual, com realização da Escola Superior da Magistratura Tocantinense – Esmat. Estão sendo ofertadas 1.500 vagas gratuitas, as inscrições podem ser feitas até esta terça, pouco antes do início das palestras e a sociedade em geral é convidada a participar (Se inscreva aqui).

O Evento possui carga horária de 2 horas-aula, e contará com a presença da desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-geral da Justiça e do juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira, coordenador Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. O evento busca acelerar o processo de adoção daqueles que fazem parte desse grupo e assegurar-lhes a rápida inserção em um ambiente familiar, sem rotular o adotado quanto à sua condição de saúde, cor, sexo e idade.

O termo Adoção Necessária serve para designar as que envolvem crianças mais velhas e adolescentes, conhecida também como adoção tardia. A denominação abrange ainda grupos de irmãos e as de crianças ou adolescentes que tenham alguma doença ou deficiência, seja ela mental ou física. “Esses tipos de adoção são escassos por se definirem como àquelas que são mais difíceis de serem realizadas, por envolverem crianças e adolescentes que são estigmatizados como “inadotáveis”. Esse estigma precisa mudar, por isso, a Adoção Necessária é incentivada pela CGJUS”, explica Ana Mara Mourão, coordenadora da Ceja no Tocantins.

Quem pode se inscrever

Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense, promotores(as) de justiça e servidores(as) do Ministério Público, Defensorias Públicas e servidores(as) da Defensoria Pública do Tocantins, advogados(as) atuantes no estado do Tocantins. O Webinário também é para assistentes sociais, psicólogas, pedagogos, profissionais da saúde, estudantes de Direito e áreas afins, pretendentes da adoção e toda a sociedade em geral. O evento é gratuito e receberá certificado pela Escola de Magistratura Tocantinense – ESMAT.

Programação

15h  - Abertura: Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-geral da Justiça e Coordenador da Infância e Juventude, juiz do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas – TO, Adriano Gomes de Melo Oliveira.

15h15 – 1º Painel: Desafios nas Adoções Necessárias                                                                 

Painelista: Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital do Rio de Janeiro.

15h50 – 2º Painel: Adoções Necessárias sob o olhar do (a) Juiz (a) da Infância e Juventude 

Painelista:  Dra Hélvia Túlia Sandes Pedreira, juíza da Vara de Família e Sucessões, Infância e Juventude.

16h20 – Depoimento Adoção necessária - Mãe adotiva: Prycilla Maria Eleutério de Oliveira - Tocantins. 

16h40 - Depoimento Adoção necessária - Mãe adotiva: Angélica Mourão Seabra - Pará

17h - Encerramento

 

Para se inscrever, clique aqui. 

Para mais informações: Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (NUFAM) — Telefone: 3218 – 4408; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comunicação CGJUS/Esmat