TJTO realiza campanha de descarte de agendas e calendários de 2025

Lucas Nascimento

O Poder Judiciário do Tocantins iniciou a campanha de descarte consciente e sustentável de agendas e calendários referentes ao ano de 2025. A ação é direcionada a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

De caráter contínuo e em seu quarto ano de execução, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

A Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) orienta que os materiais recicláveis sejam depositados nos coletores específicos para papel, disponíveis nas dependências do Poder Judiciário do Tocantins.

Com o objetivo de promover a destinação ambientalmente adequada e, ao mesmo tempo, fortalecer o aspecto socioeconômico dos trabalhadores da cadeia de reciclagem de baixo impacto, todo o material arrecadado será encaminhado às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas ao TJTO.

A campanha está alinhada à Resolução nº 400, alterada pela Resolução nº 550/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece que as ações ambientalmente responsáveis devem priorizar a redução dos impactos ao meio ambiente, tendo como premissas a diminuição do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, a revisão dos padrões de consumo e a análise do ciclo de vida dos produtos.

Comarcas

Nas comarcas do interior do Estado, a Cogersa orienta a disponibilização de Pontos de Entrega Voluntária específicos para o descarte desse tipo de material. Assim como ocorre em Palmas, os itens recolhidos devem ser destinados a associações ou cooperativas dos respectivos municípios. Onde não houver essas entidades, após a pesagem do material arrecadado, a orientação é que ele seja encaminhado a Palmas para a destinação ambientalmente correta.

 


Programação do Junho Ambiental começa nesta segunda-feira (1º/6) com ações de conscientização e responsabilidade socioambiental

Com foco na qualificação, TJTO finaliza preparativos para a II Semana da Pauta Verde, prevista para ocorrer a partir de segunda-feira (8/6)

TJTO estreia programa de rádio “Tem Justiça, Tem Notícia” na Unitins FM, nesta quarta-feira (3/6)

Mobilização ‘Solo Seguro Favela e Comunidades’ beneficia 465 famílias em seis municípios do Tocantins

Justiça Itinerante deve ser política permanente, afirma Fachin em encontro da magistratura no Amazonas
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima