Tocantins participa de debate sobre o papel do Poder Judiciário na governança de terras

Desafios e Contribuições: governança fundiária na Amazônia Legal em Foco. Este foi o tema do seminário realizado nesta quinta-feira (09/11), em São Luís/MA. O Judiciário do Tocantins foi representado no evento pelo coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (Nupref/CGJUS), juiz Wellington Magalhães, que também participou, nesta sexta-feira (10/11), de reunião promovida pelo Núcleo de Governança Fundiária (NGF) da Corregedoria/geral da Justiça do Maranhão com representantes do Instituto  Nacional de Colonização Agrária (Incra) para debater a regularização fundiária em terras quilombolas.

Para o magistrado do Tocantins, o seminário abordou temas importantes para a governança fundiária e contribuirá para que o Tocantins continue avançando com a regularização fundiária. “Também tivemos a oportunidade de discutir juntamente com o Incra a regularização de Barrerinhas, nos Lençóis Maranhense, cuja problemática se assemelha à regularização fundiária das nossas comunidades quilombolas”, disse, ressaltando a relevância da reunião no processo de fomentar a Reurb em áreas quilombolas.

Seminário 
O Seminário promovido pelo Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar da Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), reuniu autoridades do Judiciário e de instituições que atuam na questão fundiária. 

O juiz Douglas Lima da Guia, coordenador do Núcleo de Governança Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, foi palestrante do evento e falou sobre o papel do Judiciário e a importância do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça, que promove ações e boas práticas de governança fundiária na região da Amazônia Legal. 
Conforme destacou o magistrado, o Poder Judiciário tem atuado como “catalisador da segurança jurídica nas transações imobiliárias, desburocratização dos processos de regularização fundiária e extrajudicialização” e o Fórum Fundiário se consolidou como espaço de debate e proposição das corregedorias da Justiça sobre os temas relacionados à governança de terras no país.

Dentre as funções do fórum, o juiz ressaltou que os corregedores se propõem a encontrar soluções para os problemas fundiários comuns aos Estados integrantes; aprimorar as políticas fundiárias; formular propostas para a melhoria da gestão fundiária e soluções pelo uso da terra; uniformizar procedimentos e intercâmbio de iniciativas e estabelecer agenda conjunta de cooperação técnica, com o objetivo de aperfeiçoar das políticas fundiárias.

Reunião 
Na manhã desta sexta-feira (10/11), o Núcleo de Governança Fundiária (NGF) do Maranhão reuniu-se com representantes da Divisão de Arrecadação e Regularização Fundiária do Incra e da Secretaria de Regularização Fundiária do município de Barreirinhas. O objetivo do encontro foi discutir políticas de regularização e titulação de territórios do município, de maneira responsável e sustentável. 


Atualmente, o município de Barreirinhas possui o maior número de assentamentos em todo o estado, com cerca de 65 assentamentos estaduais e três assentamentos federais. Dentre esses espaços, os representantes do município de Barreirinhas apresentaram a importância de dar andamento, em caráter mais imediato, ao processo de regularização dos assentamentos Morro Alto/São José, que possuem oito comunidades e onde residem 946 famílias; Alto Bonito, que engloba 10 comunidades; e Santa Cruz I e II, que englobam uma comunidade quilombola.Entre os principais apontamentos, visando solucionar a situação, foi deliberado sobre a necessidade de delimitação das áreas que fazem parte dos assentamentos, bem como delimitação das residências que já existem nesse espaço, inclusive aquelas que não perderam sua função agrícola, e garantia da titulação às moradias que já estão integradas à área urbana. 

Presentes 
Estiveram presentes, o juiz coordenador do Núcleo de Governança Fundiária, Douglas da Guia; o secretário de da comissão de conflitos fundiários do NGF, Daniel Pereira; a membra do NGF, Lara Portilho; a Secretária de Regularização Fundiária do município de Barreirinhas, Vera Costa; o advogado e o engenheiro da Secretaria de Regularização Fundiária do município de Barreirinhas, Gilmar Dias e Alex Aguiar. 
Também estiveram presentes,o Chefe da Divisão de Arrecadação e Regularização Fundiária Urbana do INCRA, Leonardo Queiroz; a Chefe da Divisão de Arrecadação e Regularização Fundiária do INCRA, Julineide Oliveira; e a coordenadora técnica do projeto Mais Amazônia e Governança Fundiária, Katiúcia Mendes, ambas também integram o Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (CEGAFI - UnB). Além disso, o juiz coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária de Tocantins, Wellinton Martins; e ocoordenador de ação fundiária do ITERMA, Marcelo Viana também marcaram presença no encontro.

Fonte: Corregedoria-geral da Justiça do Maranhão

MACRODESAFIO: PREVENÇÃO DE LITÍGIOS E ADOÇÃO DE SOLUÇÕES CONSENSUAIS PARA OS CONFLITOS


Programação do Junho Ambiental começa nesta segunda-feira (1º/6) com ações de conscientização e responsabilidade socioambiental

Com foco na qualificação, TJTO finaliza preparativos para a II Semana da Pauta Verde, prevista para ocorrer a partir de segunda-feira (8/6)

TJTO estreia programa de rádio “Tem Justiça, Tem Notícia” na Unitins FM, nesta quarta-feira (3/6)

Mobilização ‘Solo Seguro Favela e Comunidades’ beneficia 465 famílias em seis municípios do Tocantins

Justiça Itinerante deve ser política permanente, afirma Fachin em encontro da magistratura no Amazonas
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima