
A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) realizará, ainda no mês de setembro, uma inspeção na 1ª Vara Cível, Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de Gurupi. O objetivo da ação é verificar o funcionamento administrativo e jurisdicional da unidade, com foco na organização interna, tramitação de processos e qualidade do atendimento prestado à população, advogados e instituições.
A atividade terá início no dia 16 de setembro, nas dependências do Fórum de Gurupi, e será conduzida sem prejuízo ao andamento processual e prazos legais, que seguirão normalmente durante o período da inspeção.
A ação será coordenada pelo juiz auxiliar da CGJUS, Manuel de Faria Reis Neto, com apoio da equipe técnica da Divisão de Correição e Inspeção da Corregedoria. Ao longo dos trabalhos, serão analisados documentos, sistemas, processos, estrutura física e o atendimento realizado por magistrados e servidores da unidade inspecionada.
Para garantir a transparência e legalidade da ação, foram oficialmente comunicados os seguintes órgãos, que poderão acompanhar os trabalhos, caso queiram:
- Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Gurupi;
- Defensoria Pública do Estado do Tocantins;
- Ministério Público do Estado do Tocantins;
- Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins;
- Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins.