
Em Chapada da Natividade, a manhã da última sexta-feira (05/09) ficou marcada pela emoção e celebração. O que para muitos poderia parecer apenas um papel, para 66 famílias representou o fim de uma longa espera e o começo de um novo capítulo: o título definitivo da sua propriedade.
A solenidade reuniu autoridades locais, representantes das instituições parceiras e a população beneficiada. O momento marcou mais uma etapa do programa de Regularização Fundiária no Tocantins, conduzido pelo Poder Judiciário, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura de Chapada da Natividade e o Serviço de Registro de Imóveis de Natividade.
A regularização fundiária garante às famílias segurança jurídica e tranquilidade, reconhecendo oficialmente a posse do imóvel e permitindo que os moradores planejem o futuro com confiança. É um processo que vai muito além de burocracia, representa cidadania, dignidade e o direito de cada pessoa ao seu lar. “Estou muito feliz por ter tido essa vitória. Quero agradecer a todos os chapadenses e dizer a eles que corram atrás dos seus direitos, pois, com esse documento, você se torna dono do seu imóvel”, destaca o morador e beneficiado, Jailson Dias Furtado.
O impacto dessa conquista também foi sentido por quem esperava a muito tempo pelo documento e via nele a garantia de segurança para a família. Aldenora Custódio Camelo, que mora em Chapada da Natividade há 62 anos, resumiu a importância do momento. “Eu nasci e me criei aqui. Há 62 anos moro em Chapada da Natividade. Esse era o sonho de muitos moradores, ter esse documento em mãos. O dia de hoje é a realização de um sonho, porque, com esse título, finalmente posso ter segurança para mim e para os meus filhos. Hoje eu só tenho a agradecer por conseguir ter a minha casa documentada”, ressalta a chapadense.
O juiz coordenador do Nupref, Dr. Jordan Jardim, reforçou o significado social e jurídico da entrega: “Todos nós saímos ganhando quando auxiliamos essas entregas, podendo proporcionar dignidade à pessoa humana. Agora, além da posse, o morador é de fato proprietário, ele tem o título, a escritura registrada e finalmente a segurança jurídica do seu imóvel. Estou muito feliz por estar hoje aqui em Chapada da Natividade presenciando esse momento tão importante”, afirma o juiz.
Presenças institucionais
Participaram da cerimônia em Chapada da Natividade o Oficial Registrador Interino do Serviço de Registro de Imóveis de Natividade, Valdiram Cassimiro da Rocha Silva; o Representante do Juiz Diretor do Foro da Comarca de Natividade, Frederico Queiroz; a Diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Chapada da Natividade, vereador Armando Pinto de Almeida; o Juiz Coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, Jordan Jardim e o Prefeito de Chapada da Natividade, Elio Dionizio de Santana acompanhado da Primeira-dama, Alessandra Ribeiro.
“O que está acontecendo aqui hoje é muito importante, 66 pessoas receberam seus títulos, e tenho certeza de que são apenas os primeiros de muitos. Vamos nos empenhar cada vez mais para que cada morador de Chapada da Natividade tenha seu documento em mãos e possa dizer com orgulho, ‘É meu!’ Hoje é só o começo ", pontua o prefeito do município.