Dia do Vidro marca ações sustentáveis na CGJUS durante a Semana de Resíduos Recicláveis

Maria Karolina

Dando continuidade à Semana de Resíduos Recicláveis – Selo Verde, do projeto Plantar para ComPensar 2025, a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) dedicou esta terça-feira (27/01) ao Dia do Vidro, reforçando a importância do descarte correto desse material e o papel de cada servidor na construção de um ambiente institucional mais sustentável.

O vidro é um dos materiais mais eficientes no processo de reciclagem, pois pode ser reaproveitado inúmeras vezes sem perder suas propriedades. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre como realizar o descarte correto, seja por desconhecimento dos tipos de vidro recicláveis ou pelo receio de acidentes durante o manuseio. Diante disso, a ação tem caráter educativo e busca orientar sobre práticas seguras e responsáveis, contribuindo para a proteção do meio ambiente e dos trabalhadores envolvidos na coleta.

Nesse contexto, a iniciativa incentiva a separação adequada de itens como garrafas de bebidas, potes de alimentos, frascos de perfumes, cosméticos e medicamentos não contaminados, além de copos e tigelas de vidro simples, que podem ser destinados corretamente à coleta seletiva.

Ao mesmo tempo, a CGJUS alerta para os materiais que não devem ser descartados junto aos vidros recicláveis, como espelhos, cristais, cerâmicas, porcelanas, lâmpadas fluorescentes ou incandescentes e vidros temperados, a exemplo de boxes de banheiro, que exigem destinação específica.

A Semana de Resíduos Recicláveis surgiu a partir do questionamento sobre como engajar magistrados, servidores, estagiários e colaboradores em práticas sustentáveis no cotidiano institucional e se consolidou como uma ação de sensibilização voltada à responsabilidade coletiva com o meio ambiente. Ao longo da semana, a programação prevê ações temáticas diárias, estimulando a participação ativa do público interno e reforçando que pequenas atitudes no dia a dia contribuem para grandes mudanças.

Na quarta-feira (28/01), a ação será dedicada ao papel, incluindo papelão e materiais de papelaria. Já na quinta-feira (29/01), a coleta contemplará tampinhas plásticas, lacres de alumínio, metais em geral e resíduos eletrônicos. Encerrando a programação, na sexta-feira (30/01), será realizada a limpeza da área em frente à sede da CGJUS, promovendo o cuidado coletivo com o espaço público e o meio ambiente.

O projeto Plantar para ComPensar tem como objetivo conscientizar magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário do Tocantins sobre os impactos ambientais decorrentes das atividades institucionais, especialmente as emissões de carbono, promovendo sua compensação por meio do plantio de árvores nativas. Em sua segunda edição, a iniciativa prevê o plantio de cerca de 900 mudas entre 15 de novembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026, sob a coordenação da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Plano de Logística Sustentável (PLS).

A ação integra o Programa Justiça Carbono Zero, do CNJ, que prevê a neutralização das emissões de carbono no âmbito do Poder Judiciário até 2030. Ao todo, 25 unidades participam do projeto, incluindo setores da sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, da Corregedoria-Geral da Justiça, do NAPsi, anexos e diversas comarcas do Estado. As unidades participantes concorrem ao Prêmio Selo Verde – edição 2026, com cerimônia de premiação prevista para o mês de junho.


Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima