O Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais (GISE) da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins (CGJUS) foi apresentado na sexta-feira (23/08) à equipe da Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina.
Durante a reunião, o juiz auxiliar supervisor dos serviços extrajudiciais, Esmar Custodio Vencio Filho, falou sobre a relevância do sistema para o Tocantins e destacou a importância da troca de experiências entre as corregedorias. "Essas trocas são extremamente importantes para o nosso trabalho. Temos que manter esses contatos e estar de portas abertas, mantendo o diálogo".

Apresentação
Os módulos do Gise, assim como as ferramentas que se destacam no sistema foram apresentados pelo coordenador dos Serviços Notariais e de Registro da CGJUS, Wagner José dos Santos. Na oportunidade, ele ressaltou que o sistema é intuitivo e simplifica o processo correcional. "Construímos essa ferramenta com base em nosso sistema, ela é aplicada em 100% das comarcas do estado", frisou.
Ainda conforme o coordenador, o Gise permite a reunião de todas as informações dos cartórios d o Tocantins, incluindo os atos praticados - o que facilita o rastreamento dos selos vinculados a determinado documento. "Temos muito cuidado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para garantir a segurança e a privacidade das informações", acrescentou.
Outro ponto apresentado foi a automatização do processo de prestação de contas, que se conecta diretamente ao módulo de correção online e agora também conta com suporte de IA, para alerta e análise de dados.
Novidade
Wagner ainda adiantou na reunião o novo módulo do sistema que será lançado este ano, com foco na realização de Correições online. "Nossa expectativa é que esse avanço traga mais eficiência e segurança para as serventias extrajudiciais, além de garantir mais uniformidade no processo", concluiu.
Participantes
Da Corregedoria de Santa Catarina, participaram da reunião a assessora correicional no SAC - Ressarcimento, liane Roberta da Silva; assessora jurídica no SAC - Ressarcimento; Isadora Meurer Wisintainer, Charles Krieck Labes, assessor correicional no SAC - Ressarcimento; Charles Krieck Labes, assessora correicional no SAC - Ressarcimento; Cíntia Fernandes de Souza, assessora correicional no SAC - Ressarcimento; Karla Linhares Penkuhn, assessora jurídica no SAC PCE - Prestação de Contas; Karla Linhares Penkuhn, e a coordenadora do Núcleo IV, Fabíola Regina Ames.
Do Tocantins, o encontro realizado por videoconferência contou ainda com a participação dos servidores da Diretoria de Tecnologia do Tribunal de Justiça, Fernando Henrique, Harly Carreiro e Luciano Brito, Fernando Barroso Noleto, Fernando Americo da Silva Brito e Luan Coêlho de Souza.