Visando promover a sustentabilidade, a Corregedoria-geral de Justiça do Tocantins (CGJUS) entregou, nesta quarta-feira (20/03), 65,8 quilos de materiais recicláveis à Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperan). Somente em 2024, foi dada a destinação correta a quase 330 quilos de resíduos como papelão, papéis, vidros, plásticos, metal e frascos de medicamentos.
A iniciativa faz parte da política de sustentabilidade do Poder Judiciário do Tocantins e é uma meta do Plano de Gestão 2023-2025 da Corregedoria. A Meta 8 A busca desenvolver ações para implementar, estimular e viabilizar práticas sustentáveis de acordo com a Resolução CNJ n. 400/2021 ( Diretriz Estratégica 9 do CNJ)
“A separação de lixo reciclável feita aqui na Corregedoria é essencial porque, além de reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, também promove a economia de recursos naturais ao possibilitar a reciclagem desses materiais. Isso contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável para todos”, destacou a chefe de gabinete da CGJUS, gestora da Meta 8A, Lívia Guimarães.
Parceiros
Atualmente, são parceiras da CGJUS a Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperan) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas - Ascamares.
Para o presidente da Cooperan, José Santana de Miranda, “essa colaboração não só beneficia o meio ambiente, mas também tem um impacto direto na vida de 10 cooperados, alguns dos quais dependem exclusivamente da cooperativa para sustento”.
“Essa colaboração é essencial para garantir que os materiais separados sejam corretamente reciclados e reaproveitados, contribuindo para a geração de renda e a inclusão social dos catadores envolvidos nesse processo”, complementou a gestora da Meta na CGJUS.
MACRODESAFIO: PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE