Em Palmas, 287 candidatos encaram o sonho da carreira cartorária no primeiro Exame Nacional dos Cartórios (Enac)

Lucas Nascimento

Neste domingo (27/04) 287 candidatos em Palmas deram um passo importante em direção a um sonho: conquistar uma vaga na carreira cartorária. Eles participaram do primeiro Exame Nacional dos Cartórios (Enac), realizado simultaneamente em todas as capitais do país, em um esforço inédito de padronização e transparência nos concursos para delegações extrajudiciais.

Com portões fechados às 13h30 e início da prova às 14h, a avaliação, de caráter eliminatório, desafiou os candidatos com 100 questões objetivas, cobrindo temas essenciais como Registros Públicos, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Empresarial, entre outras disciplinas, além de conhecimentos gerais. Mais do que decorar leis, o exame propôs avaliar a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas — habilidades essenciais para quem pretende assumir a responsabilidade de um cartório.

No Tocantins, os trabalhos de fiscalização e acompanhamento foram conduzidos de perto pelo presidente da Comissão de Seleção e Treinamento (COSTR), desembargador Eurípedes Lamounier, pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcelo Laurito Paro, e por Renato Pagano, representando a secretaria da COSTR.

Para o juiz Marcelo Laurito Paro, a realização do Enac representa um marco. "A Corregedoria se faz presente nessa data tão importante para acompanhar o primeiro Enac. Temos 287 candidatos confirmados e as expectativas são as melhores possíveis. Estamos aqui para garantir que tudo ocorra com normalidade e desejamos uma excelente prova a todos", declarou.

Com a experiência de quem acompanha a evolução do sistema de concursos públicos, o desembargador Eurípedes Lamounier reforçou a importância do exame:

“O Enac chega para trazer mais agilidade e continuidade aos concursos para cartórios, que antes enfrentavam muitas dificuldades e atrasos. Agora, com a possibilidade de delegar a execução a instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrasp, conseguimos manter a sequência de concursos, evitando que cartórios fiquem vagos por muito tempo. Acredito que hoje, tanto no Tocantins quanto em todo o país, o exame será um sucesso.”
O Enac marca, assim, não apenas uma nova etapa na seleção de profissionais, mas também um compromisso renovado com a eficiência e a lisura no acesso às delegações de cartórios", finalizou.


4ª Semana Nacional do Registro Civil encerra com atendimentos no Cras da 407 Norte, em Palmas

CGJUS leva cidadania, acolhimento e inclusão à 3ª edição do Pop Rua Jud em Araguaína

Audiência pública leva informações sobre regularização fundiária a moradores de Araguaína

Nupref disponibiliza novo enunciado administrativo para entendimento do Justo Valor 

Registre-se: força-tarefa entre instituições garante documentação básica e amplia acesso à cidadania em Palmas
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima