Estudantes de Direito participam de palestra sobre Serviços Notariais e de Registros

Na segunda edição do projeto Corregedoria nas Universidades, os estudantes de Direito da Universidade Luterana do Brasil - Ceulp Ulbra, em Palmas,  assistiram à palestra com o tema "Serviços Notariais e de Registro - Aspectos gerais". O momento de conversa foi conduzido pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS),  Esmar Custódio Vêncio Filho, e pelo coordenador dos Serviços Notariais e de Registro, Wagner José dos Santos.  

Durante a palestra, o juiz auxiliar  destacou os diversos aspectos relacionados aos cartórios e ressaltou a importância dos serviços prestados por essas estruturas supervisionadas pelo Poder Judiciário. 

Exemplificando, o magistrado destacou que os cartórios de pessoas naturais registram eventos essenciais na vida das pessoas, como nascimentos, casamentos, divórcios e falecimentos; e frisou que o registro desses eventos pelos cartórios é fundamental, pois sem eles não haveria propriedade, empresas ou mesmo a existência de pessoas como donos. “Os serviços notariais desempenham um papel fundamental no âmbito do judiciário, tanto para os usuários quanto para o sistema judiciário como um todo”, disse.

Já o coordenador dos Serviços Notariais e de Registro falou sobre a variedade  dos campos de atuação para os profissionais de Direito junto às serventias extrajudiciais. Wagner dos Santos reforçou que cada cartório possui suas próprias especialidades, como registro de imóveis, registro civil, serviços notariais, protesto e outros.  "É muito importante que os futuros advogados estejam conhecendo as leis que regulamentam as atividades cartorárias, pois isso é essencial para praticar a profissão com sucesso nesse campo específico”, afirmou.

Participando da palestra, a estudante Alyce Miranda elogiou a iniciativa da Corregedoria e aproveitou o momento para ampliar seus conhecimentos. "A experiência foi enriquecedora, ainda mais porque estava com dúvidas sobre cada destinatário dos  cartórios, e o que diz respeito sobre o protesto", pontuou.

Sobre o Projeto

O projeto Corregedoria nas Universidades faz parte do Plano de Gestão 2023-2025 da CGJUS e foi desenvolvido com o objetivo de informar, orientar e compartilhar informações relevantes sobre o trabalho da Corregedoria com acadêmicos do curso de Direito, fortalecendo a relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade.


Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima