Agrotins: Poder Judiciário oferece serviços e orienta população durante feira agrotecnológica

Lucas Nascimento/TJTO

Soluções e orientações para os conflitos agrários e ambientais estão entre os serviços e atendimentos que o Poder Judiciário do Tocantins vai oferecer à população presente nos cinco dias da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), realizada de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.

O estande do Judiciário montado na feira, considerado o maior evento do agronegócio da região Norte do Brasil, recebeu a visita da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e do corregedor-geral da Justiça (CGJUS), desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

“É muito importante para nós, a participação do Poder Judiciário porque é uma forma de estarmos mais próximos da sociedade. A nossa gestão tem procurado essa aproximação com a população e prestar também auxílio informativo relacionado ao nosso trabalho”, explicou a desembargadora durante a visita.

“Nós estamos aqui com o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, o Nupref, e com o nosso Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental e Fundiária, o Cejuscaf, para orientar a população do campo que tem que buscar os seus direitos, e, também os conflitos relacionados, por exemplo, ao conflito agrário, fundiário e também ambiental”, completa a presidente.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho explica a atuação do órgão na feira. “A ideia aqui é que possamos difundir a proposta do núcleo junto aos prefeitos, às autoridades, a todas as pessoas que têm a capacidade política de entender a importância da regularização fundiária e para fazer essa regularização nas suas cidades”.

Neste ano, outra novidade no estande do Judiciário é a presença da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), que promove a ação “Cultivando respeito às mulheres”. “Além de oferecer apoio dentro do nosso estande, nossa equipe vai percorrer toda a feira para alertar mulheres sobre todos os tipos de violência e explicar como denunciar”, destaca  a assessora jurídica da Cevid, Letícia Oliveira.

Integraram a comitiva do Poder Judiciário na visita os juízes auxiliares Esmar Custódio Vêncio Filho (presidência), Marcelo Laurito Paro (CGJUS), o juiz Wellington Magalhães, coordenador do Centro de Solução de Conflitos Ambientais e Fundiários (Cejuscaf), a  chefe de gabinete da Presidência, Lívia Guimarães e a diretora de Comunicação, Paula Bittencourt.

A comitiva também visitou outros estandes da feira, a exemplo da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias – Tocantins Parcerias, e foi recebida pelo presidente Aleandro Lacerda Gonçalves.

O estande do Poder Judiciário fica no pavilhão do Auditório Jalapão, localizado entre a Rua do Tucunaré e a Avenida do Agronegócio, com atendimentos prestados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental e Fundiária (Cejuscaf); Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) e Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJTO).


CGJUS realiza inspeção na 1ª Vara Cível de Gurupi em setembro

Projeto Leia+ recebe incentivo e apoio do escritor Orion Milhomem

Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tocantins da Corregedoria participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos

Audiência pública em Aparecida do Rio Negro reforça importância da regularização fundiária para famílias

Sistema de Atualização Anual Obrigatória é reaberto até 10/9 para servidores regularizarem pendências
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima