Comarca de Palmas inicia calendário correicional nesta quarta-feira (20/08)

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) realiza, nesta quarta-feira (20/08), correição na Comarca de Palmas, a 10ª unidade a receber os trabalhos em 2025. A Solenidade de abertura acontece no Fórum da Capital e conta com a presença da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho; dos juízes auxiliares da CGJUS; dos juízes diretores de foro; de servidores; de titulares de cartórios extrajudiciais; além de representantes de instituições do sistema de Justiça e da sociedade.

O objetivo da correição é promover, por meio do diálogo, oportunidades de aprimoramento dos processos e dos serviços prestados à população.  Na Comarca de Palmas, além da solenidade de abertura, estão previstas reuniões setoriais ao longo de setembro, conforme a seguinte programação:

  • 04/09/2025 (quinta-feira), às 16h – NACOM
  • 11/09/2025 (quinta-feira), às 13h30 – Núcleo 4.0 Cível
  • 15/09/2025 (segunda-feira), às 13h30 – Núcleo 4.0 Juizados
  • 19/09/2025 (sexta-feira), às 13h30 – Núcleo 4.0 Fazenda

As reuniões serão conduzidas pela equipe da Coordenadoria de Correição, Planejamento e Aprimoramento da 1ª Instância (Ceplan).

Lançamento do projeto orienta+CJUS 

Durante a correição na Comarca de Palmas, será lançado  o projeto Orienta+ CGJUS, iniciativa voltada para magistrados(as), servidores(as) e delegatários(as). O objetivo é oferecer orientações, treinamentos e tutoriais que aprimorem o uso dos principais sistemas judiciais, extrajudiciais e administrativos, além de integrar práticas sustentáveis e inovadoras ao cotidiano das unidades.

O projeto inclui palestras e workshops presenciais durante as correições, vídeos explicativos, demonstração prática dos sistemas em tempo real e espaço para dúvidas e sugestões.

O projeto será dividido em três módulos temáticos, voltados à capacitação de magistrados(as), servidores(as) e delegatários(as)

O Módulo 1 abordará os Sistemas Judiciais e Extrajudiciais, incluindo o Eproc e as movimentações processuais, com atualização sobre boas práticas de utilização. Também serão apresentados os sistemas do CNJ, como REJAJUD, SISBAJUD, SNA, PJECOR, SEEU, INFOSEG, INFOJUD, SREI e BNMP, com orientação sobre funcionamento, objetivos e manuseio adequado. Por fim, os participantes terão treinamento nos sistemas da CGJUS, SICOR (judicial) e GISE (extrajudicial), com foco em funcionalidades e fluxos de trabalho.

O Módulo 2 tratará de Sustentabilidade e Sistema SIGA/Acessibilidade (CPAI). Serão abordadas a importância da gestão sustentável nas unidades judiciais e extrajudiciais, o uso prático do sistema SIGA nas unidades judiciais, boas práticas de descarte correto e redução de custos, além de orientações aos cartórios extrajudiciais para adoção de medidas efetivas de acessibilidade.

O Módulo 3 será dedicado ao Planejamento Estratégico, com atividades voltadas à elaboração e estruturação do planejamento estratégico da Corregedoria para 2027-2032. O módulo também incluirá orientações sobre metodologias e boas práticas para definição de metas institucionais, bem como discussão de indicadores estratégicos alinhados às diretrizes do CNJ.


CGJUS realiza inspeção na 1ª Vara Cível de Gurupi em setembro

Projeto Leia+ recebe incentivo e apoio do escritor Orion Milhomem

Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tocantins da Corregedoria participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos

Audiência pública em Aparecida do Rio Negro reforça importância da regularização fundiária para famílias

Sistema de Atualização Anual Obrigatória é reaberto até 10/9 para servidores regularizarem pendências
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima