Desembargadoras do Tocantins conhecem robôs desenvolvidos pela Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina

Em visita técnica à Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina uma comitiva do Judiciário tocantinense conheceu o trabalho do TJSC no campo da Inteligência Artificial. Recebidas pela desembargadora Denise Volpato da Justiça Catarinense, as desembargadoras do Tocantins Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-Geral do TJTO e presidente eleita, Maysa Vendramini, corregedora-geral eleita, e Jacqueline Adorno, presidente da Comissão Auxiliar do e-Proc, conheceram o funcionamento dos robôs, usados na automação de ações repetitivas.

A tecnologia de AI tem gerado celeridade e eficiência ao TJSC, permitindo que os servidores possam se comprometer com demandas mais complexas.Também foram recepcionados cinco servidores das áreas de tecnologia, assessoramento jurídico e imprensa, para um valioso intercâmbio de informações sobre procedimentos de excelência em gestão, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas automatizadas e evolução do sistema Eproc.

Após conhecer de perto os robôs e outras tecnologias desenvolvidas pelo Judiciário de Santa Catarina a desembargadora Etelvina Sampaio Felipe, definiu como valiosa a troca de experiências entre os estados. "A tecnologia é uma grande aliada do Poder Judiciário, entendemos que esses avanços devem ser utilizados em prol do ser humano. Automatizar tarefas repetitivas e que oportunizam os servidores a atuarem em demandas mais complexas é uma busca do Judiciário do Tocantins. Conhecer os robôs do TJSC foi uma importante experiência, desejamos agora avançar para uma profícua parceria."

Recepção

A equipe do Tocantins foi recebida gentilmente com um almoço na sede do TJS, seguido de reunião na sala Des. Solon D´eça Neves, em que, evidenciada a relevância da participação das mulheres na gestão judiciária — as desembargadoras Etelvina Sampaio Felipe, Maysa Vendramini e Jacqueline Adorno De La Cruz Barbosa estarão à frente da gestão do TJTO no biênio 2023-2025, respectivamente como presidente, corregedora-geral e vice-corregedora-geral — foi propiciada a apresentação de projetos da Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina que poderão ser implantados no Tocantins.

"Mais do que o intercâmbio de informações proporcionado pela apresentação de projetos no campo de TI, tais como robôs de automação, painéis de Business Intelligence e AZ-proc, também foram debatidos o impacto das novas tecnologias nos serviços judiciários e os rumos do Eproc para o próximo ano", explica Fabíola Monteiro Sebastiani Caetano, secretária da Corregedoria-Geral da Justiça.

Participantes

A reunião contou com a presença dos juízes-corregedores Rafael Steffen da Luz Fontes, do juiz coordenador da UEDB, Tanit Adrian Perozzo Daltoé, do diretor da DTI Daniel Moro de Andrade e do diretor da DSGPJ Marcos Fernandes Pereira Raccioppi, além da equipe da Corregedoria-Geral da Justiça (Fabíola Monteiro Caetano Sebastiani, Ramon de Quadros Costa, Luiz Henrique Wiggers Kato, Dayane Cristina Tonielo, Silvane Dresch, Ricardo Tadeu Boscollo Heleno) e dos servidores Heloísa Mondardo, Chefe de Cartório da UEDB, e Ricardo do Valle Dias - Técnico de Suporte em Informática da Comarca de São Francisco do Sul.

Do Tribunal de Justiça do Tocantins, além das três desembargadoras Etelvina Maria Sampaio Felipe, Maysa Vendramini Rosal e Jacqueline Adorno De La Cruz Barbosa, também participaram Alice Carla de Souza Setúbal, que assumirá a Diretoria de Tecnologia do TJTO; Ângelo Stacciarini Seraphin, responsável técnico do Eproc; Kézia Reis de Souza, Assessora de Comunicação e Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça do TJTO; Lívia Guimarães Ferreira, Chefe de Gabinete do gabinete da Desembargadora Maysa Vendramini Rosal e Rosana Aparecida Finotti, Chefe de Gabinete do gabinete da Desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa.

Kézia Reis – ASCOM CGJUS

Com Informações TJSC

Fotos: TJSC


CGJUS realiza inspeção na 1ª Vara Cível de Gurupi em setembro

Projeto Leia+ recebe incentivo e apoio do escritor Orion Milhomem

Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tocantins da Corregedoria participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos

Audiência pública em Aparecida do Rio Negro reforça importância da regularização fundiária para famílias

Sistema de Atualização Anual Obrigatória é reaberto até 10/9 para servidores regularizarem pendências
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima