
Em visita técnica à Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina uma comitiva do Judiciário tocantinense conheceu o trabalho do TJSC no campo da Inteligência Artificial. Recebidas pela desembargadora Denise Volpato da Justiça Catarinense, as desembargadoras do Tocantins Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-Geral do TJTO e presidente eleita, Maysa Vendramini, corregedora-geral eleita, e Jacqueline Adorno, presidente da Comissão Auxiliar do e-Proc, conheceram o funcionamento dos robôs, usados na automação de ações repetitivas.
A tecnologia de AI tem gerado celeridade e eficiência ao TJSC, permitindo que os servidores possam se comprometer com demandas mais complexas.Também foram recepcionados cinco servidores das áreas de tecnologia, assessoramento jurídico e imprensa, para um valioso intercâmbio de informações sobre procedimentos de excelência em gestão, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas automatizadas e evolução do sistema Eproc.
Após conhecer de perto os robôs e outras tecnologias desenvolvidas pelo Judiciário de Santa Catarina a desembargadora Etelvina Sampaio Felipe, definiu como valiosa a troca de experiências entre os estados. "A tecnologia é uma grande aliada do Poder Judiciário, entendemos que esses avanços devem ser utilizados em prol do ser humano. Automatizar tarefas repetitivas e que oportunizam os servidores a atuarem em demandas mais complexas é uma busca do Judiciário do Tocantins. Conhecer os robôs do TJSC foi uma importante experiência, desejamos agora avançar para uma profícua parceria."
Recepção
A equipe do Tocantins foi recebida gentilmente com um almoço na sede do TJS, seguido de reunião na sala Des. Solon D´eça Neves, em que, evidenciada a relevância da participação das mulheres na gestão judiciária — as desembargadoras Etelvina Sampaio Felipe, Maysa Vendramini e Jacqueline Adorno De La Cruz Barbosa estarão à frente da gestão do TJTO no biênio 2023-2025, respectivamente como presidente, corregedora-geral e vice-corregedora-geral — foi propiciada a apresentação de projetos da Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina que poderão ser implantados no Tocantins.
"Mais do que o intercâmbio de informações proporcionado pela apresentação de projetos no campo de TI, tais como robôs de automação, painéis de Business Intelligence e AZ-proc, também foram debatidos o impacto das novas tecnologias nos serviços judiciários e os rumos do Eproc para o próximo ano", explica Fabíola Monteiro Sebastiani Caetano, secretária da Corregedoria-Geral da Justiça.
Participantes
A reunião contou com a presença dos juízes-corregedores Rafael Steffen da Luz Fontes, do juiz coordenador da UEDB, Tanit Adrian Perozzo Daltoé, do diretor da DTI Daniel Moro de Andrade e do diretor da DSGPJ Marcos Fernandes Pereira Raccioppi, além da equipe da Corregedoria-Geral da Justiça (Fabíola Monteiro Caetano Sebastiani, Ramon de Quadros Costa, Luiz Henrique Wiggers Kato, Dayane Cristina Tonielo, Silvane Dresch, Ricardo Tadeu Boscollo Heleno) e dos servidores Heloísa Mondardo, Chefe de Cartório da UEDB, e Ricardo do Valle Dias - Técnico de Suporte em Informática da Comarca de São Francisco do Sul.
Do Tribunal de Justiça do Tocantins, além das três desembargadoras Etelvina Maria Sampaio Felipe, Maysa Vendramini Rosal e Jacqueline Adorno De La Cruz Barbosa, também participaram Alice Carla de Souza Setúbal, que assumirá a Diretoria de Tecnologia do TJTO; Ângelo Stacciarini Seraphin, responsável técnico do Eproc; Kézia Reis de Souza, Assessora de Comunicação e Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça do TJTO; Lívia Guimarães Ferreira, Chefe de Gabinete do gabinete da Desembargadora Maysa Vendramini Rosal e Rosana Aparecida Finotti, Chefe de Gabinete do gabinete da Desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa.
Kézia Reis – ASCOM CGJUS
Com Informações TJSC
Fotos: TJSC