Justiça que acolhe: plano integrado fortalece os direitos da pessoa idosa

Maria Karolina

Na tarde desta segunda-feira (05/05), a Corregedoria-Geral da Justiça se reuniu com os representantes e acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA) para dialogar sobre a construção da Cartilha do Direito do Idoso. O encontro contou com a apresentação do Plano de Ação Integrado para a Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa.

Em um país onde o envelhecimento da população é uma realidade crescente, garantir dignidade e respeito às pessoas idosas se torna cada vez mais urgente. Pensando nisso, a Corregedoria deu um passo importante na promoção do diálogo e da escuta com os estudantes.

A ação resulta da união das metas da CGJUS, aliadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre elas estão: Universidades na Corregedoria, Sustentabilidade no Judiciário, Acessibilidade e Inclusão, além de Linguagem Simples. A cartilha traz orientações sobre os principais direitos previstos em lei como o acesso à saúde, proteção contra violência e garantias previdenciárias, entre outras.

“Quando pensamos na elaboração da cartilha, consideramos todas as especificidades que o nosso público necessita. O objetivo é fazer com que esse material atenda a todos.”, explicou a servidora da Coordenadoria da Cidadania, Mariana Aires.

Segundo a Corregedoria, o plano integrado reúne esforços do Judiciário e parceiros, e órgãos da assistência social. A proposta é sair do papel: garantir que o idoso, onde quer que esteja, encontre portas abertas e escuta ativa.

Sustentabilidade

Durante o lançamento do plano, os participantes também foram convidados a refletir sobre a importância da sustentabilidade. Em um momento especial de sensibilização, foi destacada a conexão entre o cuidado com o meio ambiente e a construção de um futuro mais justo e saudável para todas as gerações.

Como parte dessa ação, foram distribuídas sementes de árvores nativas do Cerrado aos
idosos, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental (Cogersa/TJTO), reforçando o compromisso com a preservação e fomentando o reflorestamento.

Para assessora de Planejamento e Projetos da Corregedoria, Amanda Santa Cruz Melo, a iniciativa sustentável é fundamental no papel de conscientização e responsabilidade para com o meio ambiente, “Para promovermos proteção do meio ambiente é preciso sensibilidade, distribuir as sementes nativas foi uma forma de cultivar gestos de esperança e justiça por um mundo mais sustentável’, enfatizou.

“A Meta 8 do Plano de Gestão 2025/2027 da Corregedoria-Geral da Justiça traz a importância do estímulo às ações de sustentabilidade e inclusão no âmbito do Poder Judiciário. Desta forma, na visita dos acadêmicos da UMA pudemos compartilhar as sementes com os idosos, ofertadas pela Cogersa/TJTO. Cada semente plantada é um gesto de esperança e justiça”, complementou a servidora.

Para os idealizadores, a mensagem é clara: envelhecer é parte da vida, e cada fase merece ser vivida com dignidade, segurança e amor. A cartilha é mais do que um documento — é um gesto de cuidado institucional, em sintonia com o futuro que queremos preservar.


Dia da mulher: Corregedoria homenageia servidoras e destaca protagonismo feminino no Judiciário

CGJUS apresenta sistema Gise e IA Giseli a Corregedorias do Acre, Piauí, Pará e Rondônia

Regularização fundiária: Nupref cumpre agenda de visitas técnicas em 11 municípios do Tocantins 

CGJUS alinha novo provimento do Programa Pai Presente com publicação prevista para março

Rede TO Sustentável: TJTO e parceiros realizam I Ecocidadania para catadores(as) de materiais recicláveis neste sábado (7/3)
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima