Moderniza: Corregedoria-Geral da Justiça entrega equipamentos de informática para promover a digitalização do acervo das serventias extrajudiciais

Lucas Nascimento

Noventa serventias extrajudiciais do Tocantins receberam nesta sexta-feira (06/12), durante a solenidade de premiação do Selo de Qualidade da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), equipamentos de informática para digitalização do acervo de atos e processos notariais e de registro. Aparelhamento tecnológico faz parte do Projeto Moderniza e vai ao encontro do Provimento nº 74/2018 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que visa reforçar as medidas de segurança e integridade das informações das serventias extrajudiciais. 

Na primeira etapa do projeto foram contempladas as serventias extrajudiciais com menor arrecadação no período de 2023/2024. Cada uma recebeu, em regime de comodato, um computador desktop acompanhado de dois monitores, mouse e teclado. A próxima etapa é a entrega de uma impressora multifuncional para dar continuidade aos trabalhos. 

“Quando pensamos nesses equipamentos para proporcionar um serviço de qualidade e agilidade ao trabalho no cartório, nossa prioridade foi garantir que fossem duráveis. São equipamentos com cinco anos de garantia, fabricados por uma das melhores marcas do mercado. Além disso, a configuração atende não apenas às necessidades atuais, mas também às demandas futuras”, ressaltou na oportunidade o assessor de Tecnologia da Informação da CGJUS, Afrânio Vilar.

Solenidade

Na abertura da solenidade, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância do projeto Moderniza para o aprimoramento dos trabalhos das serventias extrajudiciais e frisou o papel indispensável de delegatários e delegatárias na qualidade do serviço prestado à população.

“São notáveis os avanços dos serviços extrajudiciais no estado do Tocantins no biênio 2023-2025, em que estamos à frente da Corregedoria-Geral da Justiça e, desta forma, acompanhando de perto o trabalho de cada delegatário e delegatária do estado. Para mim, a qualidade nos serviços extrajudiciais tem a ver com eficiência operacional, com a ética, a transparência e o respeito com que cada cidadão deve ser tratado”, afirmou a desembargadora, ressaltando mais uma vez o lema da gestão, pautada no "Diálogo e Transparência".

Já o juiz Auxiliar Supervisor dos Serviços Notariais e de Registro da CGJUS, Esmar Custódio Vêncio Filho, ressaltou o trabalho contínuo promovido ao longo de 2024. Durante o ano, foram correicionadas 13 comarcas, 43 distritos e 84 serventias, em um esforço para elevar a eficiência e a qualidade dos serviços extrajudiciais oferecidos à população.

“A confiança de que os atos praticados estão sendo realizados de forma correta é o que mantém a estabilidade social, comercial e estatal, proporcionando um ambiente seguro e estável para todos”, destacou o magistrado.


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