"O Judiciário não parou, pois estava preparado para esse momento tão complicado", destaca corregedora-geral ao abrir correições ordinárias em 4 comarcas

 

 

Corregedora-geral da Justiça, a desembargadora Etelvina Maria Felipe Sampaio abriu oficialmente as Correições Gerais Ordinárias em quatro comarcas  do Sudeste do Estado - Almas, Aurora do Tocantins, Dianópolis e Taguatinga - reconhecendo os malefícios causados pela Covid-19 a todos os tocantinenses, mas também mostrou otimismo em relação à prestação jurisdicional.

"Essa pandemia veio para mostrar que todos somos iguais e sentimos na pele a dor de todos. Vivemos um período de muita anormalidade, mas temos que continuar com nossas tarefas, porque muitas pessoas dependem do nosso trabalho. O Judiciário não parou, pois já estava preparado para esse momento tão complicado", ressaltou. 

Durante o evento virtual e transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no YouTube, a desembargadora reforçou que o Judiciário vem caminhando bem e que os percalços serão enfrentados. "Mesmo diante das dificuldades pessoais que cada um vive, com adoecimento, preocupações familiares e o trabalho remoto que nos impõe também a permanência em casa, sem ter relações interpessoais, o que acaba por trazer adoecimento às pessoas", ponderou. 

Repercussão

"O Tribunal de Justiça foi muito rápido em se adaptar à nova realidade. Penso que todos nós, Defensoria, Ministério Público e o TJTO sobremaneira, estão se desdobrando para atender e continuar esse imenso esforço de trabalhar e atingir metas, ser criativo e ainda inovar, com sanidade mental para administrar tudo isso, mesmo mediante a todas as dores que temos passado em razão da pandemia." 

Thaís Cairo Souza Lopes - promotora de Justiça 

"Esse novo momento abriu as portas para o Sistema de Justiça, o cenário virtual, e essa reunião é um exemplo. O Judiciário atuou de forma relevante, como já foi dito, tinha todo o aparato para fazer a habituação das audiências e dos processos. Com isso, vemos o quanto é célere os processos no Tocantins, se comparado a outros Estados, mas há sempre o que pode ser melhorado, como a falta de padronização com relação aos precatórios." 

José Raphael Silvério - diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Dianópolis

"Estamos vivenciando uma nova era, que nos pegou de surpresa, mas que estamos sobressaindo, ao criamos situações de forma convergentes e harmônica para a continuidade da prestação jurídica. Temos visto o empenho do TJTO para manter ativo todos os serviços judiciais do Estado e principalmente a boa vontade dos magistrados, em especial aqueles que atuam na região Sudeste, no atendimento da advocacia. Ainda não temos constatados nenhuma interrupção nos serviços forenses, a não ser em relação aqueles de extrema dificuldade, comum em todo o estado, devido a pandemia." 

Saulo de Almeida Freire, presidente da Subseção da OAB em Taguatinga

"Vivemos novos tempos, e novas maneiras precisam ser ensejadas no Poder Judiciário frente a essa pandemia. Diante deste contexto, temos observado a necessidade cada vez maior do emprego de criatividade e dedicação de todos os atores do sistema de justiça. E a correição é um fenômeno extremamente importante, porque proporciona a habituação daquilo que já está sendo efetividade por boas praticas e ainda viabiliza a possibilidade de que novas outras importantes atitudes sejam implementadas."  

Juiz José Eustáquio de Melo Júnior, secretário da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto)

"A situação por que passa o país é caótica, e por isso aproveito para pedir à Corregedoria, que já está sendo parceira dos cartórios, no sentido de adoção e recomendação de medidas de segurança, com relação à Covid-19, mas que infelizmente não fez como em outros estados, que chegaram a fechar os cartórios. Nós temos a preocupação de manter os serviços funcionando, com todos os protocolos, porém nesse momento, é preciso evitar os contatos, porque sem isso, teremos fatalmente a perda de novos colegas." 

Valdiram Cassimiro – presidente da Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg)

"Parabenizo ao TJTO pela disponibilização dessas ferramentas que estão trazendo mais segurança aos nossos trabalhos. Com essa pandemia, nós temos perdido colegas e por isso, é necessária essa ferramenta de videoconferência para as correições, quanto para o atendimento ao dia a dia."

Ney Querido - presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Tocantins (Arpen) 

"É com alegria que, mesmo neste momento pandêmico, podemos nos reunir por essas ferramentas tecnológicas e vermos que o trabalho continua. Com relação a isso, o TJTO está de parabéns, porque temos atingido as metas e não temos deixado os jurisdicionados prejudicados, mesmo com todos os trabalhos feitos remotamente e com o momento delicado, em que colegas têm sido afetados pela Covid-19. Mesmo diante de tudo isso, temos alcançado a vitória de estar conseguindo trabalhar e dar efetividade, entregando Justiça à sociedade." 

Luana Gonçalves Rodrigues de Sá - presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Tocantins (Sindojus-TO) 

Presenças

Além dos já citados, participaram também da solenidade o diretor do foro da comarca de Taguatinga, juiz Jean Fernandes Barbosa; o diretor do Foro da Comarca de Almas, juiz Elias Rodrigues dos Santos; a diretora do Foro da Comarca de Aurora do Tocantins, juíza Emanuela da Cunha Gomes; o diretor do Foro da Comarca de Dianópolis, juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior.

Texto: Marcelo Santos Cardoso (colaborou Rosimeire Alves Sousa) / Fotos: Rondinelli Ribeiro
Comunicação TJTO


CGJUS realiza inspeção na 1ª Vara Cível de Gurupi em setembro

Projeto Leia+ recebe incentivo e apoio do escritor Orion Milhomem

Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tocantins da Corregedoria participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos

Audiência pública em Aparecida do Rio Negro reforça importância da regularização fundiária para famílias

Sistema de Atualização Anual Obrigatória é reaberto até 10/9 para servidores regularizarem pendências
Fechar Menu Responsivo
Fale Conosco Portal Extrajudicial
Rolar para Cima