
"Foi uma experiência excelente, esperamos firmar uma parceria para adotar essa boa prática também em Santa Catarina, afinal de contas o desejo de todos é entregar uma boa prestação de serviço para a sociedade através de serviços extrajudiciais”, enfatizou o desembargador Artur Jenichen Filho, corregedor-geral do Foro Extrajudicial de Santa Catarina, ao finalizar a visita institucional de dois dias à Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins que conheceu o sistema de Gestão Integrada do Serviço Extrajudicial (Gise), na CGJUS/TO.
A visita foi realizada nos dias 13 e 14/11. Durante os dois dias foram apresentadas à comitiva catarinense as principais características e funcionalidades do Sistema Gise, assim como o processo de desenvolvimento da ferramenta criada em 2011 por meio da Resolução nº 13. Informações sobre a tecnologia utilizada, a infraestrutura necessária para o funcionamento da plataforma e os módulos que compõem o sistema também foram compartilhados, como o módulo de atualização cadastral e a correição online dos cartórios extrajudiciais.
“O Gise é um sistema muito robusto, que engloba diversas ferramentas; é um sistema unificado que traz muitas vantagens”, afirmou o coordenador dos Serviços Notoriais e de Registro da CGJUS, Wagner José dos Santos.
“Nós buscávamos uma ideia que é justamente o que vocês têm aqui, um sistema único com todos os módulos dentro dele, isso facilita a fiscalização em si”, enfatizou a assessora Correicional da Corregedoria-Geral de Justiça de Santa Catarina, Liliane Roberta da Silva.
Além das reuniões para apresentação do sistema, a equipe de Santa Catarina visitou a Diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO e o Data Center do Tribunal.
Para o juiz auxiliar da CGJUS e supervisor dos Serviços Notariais e de Registro do Estado do Tocantins, Esmar Custódio Vêncio Filho, o Poder Judiciário do Tocantins e o de Santa Catarina são grandes parceiros e a troca de experiências entre os órgãos só contribui para o aprimoramento dos trabalhos realizados. “Esse intercâmbio é muito importante, já que o Judiciário é unificado e nossas ações seguem o mesmo sentido, todas direcionadas ao jurisdicionado; essa troca de experiências realizada ontem e hoje tem sido enriquecedora, especialmente por nos permitir mostrar o Gise, um sistema muito bem elaborado e continuamente aprimorado, que se destaca como um produto nosso, do Tocantins”, avaliou.